Quarto livro das Escrituras, denominado "Números", começa com os israelitas recebendo as leis de Deus e renovando sua aliança com Ele, que passa a residir entre eles no Tabernáculo. O nome do livro se deve às duas contagens realizadas do povo de Israel; a primeira aconteceu após a saída do Egito e a segunda antes de entrarem na Terra Prometida.
Ao longo dos 36 capítulos, seguimos a jornada do povo pelo deserto, sob a liderança de Moisés e Arão, em direção à Terra Prometida e às leis estabelecidas durante a travessia.
Durante essa jornada, os israelitas frequentemente questionam Deus e se rebelam contra Moisés. Em uma dessas ocasiões, o povo é condenado a vagar pelo deserto por 40 anos. Assim, a travessia até Canaã é feita por duas gerações. Apesar da falta de fé do povo, Deus demonstra Sua misericórdia e paciência.
O livro retrata os eventos durante a jornada em direção à Terra Prometida, destacando as experiências das duas gerações de israelitas. Também revela as ações de Deus diante da rebeldia do povo e Sua proteção e bondade para com a nova geração que avança em direção a Canaã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário